segunda-feira, 19 de julho de 2010

A escola e a sociedade contra a violência infanto-juvenil

A cada instante a impressa, seja falada ou escrita nos divulgam fatos que nos causa muita indignação e revolta, estou me referindo aos abusos contra crianças e adolescentes, é impressionante que não tenha só dia para que eu pegue algum jornal que não mencione atos tão covardes e monstruosos , casos que considero até como inacreditáveis que uma pessoa dita como ser “humano” possa cometer contra seres tão indefesos como crianças e até bebês .

Vou citar, dois casos que não saem da minha cabeça o da menina que estava torturada na casa da promotora do RJ e o caso da bebê estuprada num bairro de Belém-Pa , situações estarrecedoras que entristecem , nossa sociedade e que precisam ser denunciados e resolvidos com o máximo de celeridade, pois nos envergonham.

Todos nos, temos o dever de derrubar esse muro de silêncio, muro de injustiça que a sociedade em geral deve agir de forma contundente e evitar que fatos dessa natureza sejam coibidos. A escola como um todo, tem um papel fundamental nessa questão que é o da identificação precoce e comunicação dessas situações de maus-tratos contra os menores o mais rápido possível aos órgãos competentes.

Refiro-me a escola, por que é na mesma que existem bons profissionais que devem se manter atualizados, estar atentos e ter uma visão bem ampliada sobre a questão e fazer a intervenção no momento preciso. O professor em especial, é o elemento que convive horas importantes com as crianças e adolescentes e está numa posição privilegiada e tem a percepção do problema, todavia não é somente a escola e os professores que tem essa incumbência, a FAMÍLIA, tem um papel fundamental nessa questão, principalmente as mães que não podem em hipótese alguma esconder, mascarar, encobrir atos que sejam de seus maridos e padrastos de seus filhos e que façam tal tipo de ato com seu consentimento seja por medo, ameaça ou qualquer tipo de represália de perder o casamento ou qualquer tipo de relacionamento, é dever de todos esta fiscalização.

Hoje no Brasil, segundo as ultimas pesquisas, em mais de 65% das denúncias de abusos contra crianças e adolescentes a vitima é do sexo feminino, e outro dado assustador e preocupante é que em média mais de 18 mil crianças são vitimas de violência doméstica por dia, dados esses alarmantes e que precisam urgentemente serem revertidos. No entanto não podemos fechar olhos, nos silenciar para os atos de maus-tratos contra as crianças. Os maus-tratos são muitos, mas citarei alguns dentre eles destaco: mau-trato físico, abandono físico, hostilidade verbal, ironia, insulto, intimidação, pressão psicológica, trabalho infantil, corrupção de menores e o mais em evidencia é o abuso sexual contra as crianças e os adolescentes, estes que cito são apenas alguns dentre tantos outros tipos de violência contra os menores.

Contudo, o dever é de todos nós, de você também que está lendo agora essas breves linhas, temos a obrigação de notificar as autoridades competentes, os casos que conhecemos, pois uma simples suspeita mesmo que não seja confirmada já basta é o suficiente para a lei , que reza que quem não denuncia, torna-se cúmplice do agressor. As vitimas sempre dão sinais de seu sofrimento seja por meio de desenhos, agressões aos colegas, gestos obscenos, palavrões, tristeza, redações, acanhamento, choro e ate mesmo isolamento e querem compartilhar essa repulsa e na maioria das vezes procuram alguém de sua confiança para desabafar, sejam professores, tias , professoras e alguém que considerem de sua confiança.

Portanto a missão, é difícil, mas não impossível , não devemos também deixar de cobrar dos conselheiros, pois os mesmos são membros da comunidade e são eleitos pela população e recebem treinamento adequado , notificam e trabalham na prevenção dos maus-tratos contra os menores atuam nas áreas da saúde e educação. Juntos , ESCOLA, FAMILIA, PROFESSORES, CONSELHO TUTELAR, MINISTÉRIO PÚBLICO , devemos estar atentos a essa questão pois, desempenhamos um papel fundamental neste tão conturbado quadro que precisa e deve ser exterminado de nossa sociedade.

Wynklyns Lima

Colaborador do Grupo Futuro Educacional

Professor de Matemática do Ensino Fundamental menor

wynklyns@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário