segunda-feira, 19 de julho de 2010

A Importância de uma Ciclovia para Marabá

Apoiar a idéia de uma ciclovia para nosso município hoje é uma questão de necessidade, é primordial, se configura numa contribuição para a sustentabilidade no todo, principalmente no perímetro mais nevrálgico da cidade que é a rodovia transamazônica que compreende todo o perímetro que vai desde o núcleo do aeroporto, a ligação do trevo dos três núcleos, lugar de maior intensidade de veículos ate a saída da cidade no outro trevo do km 06, Nova Marabá.

Sugiro e apoio essa importante iniciativa porque existem várias razões, entre elas destaco: a bicicleta representa um meio de transporte muito eficiente, e ecologicamente correto, e tem sido muito estimulado seu uso em muitos países. Como é muito comum vermos, e convivermos diariamente com dezenas de guerreiros ciclistas cruzarem a frente de carros, motos e ônibus, arriscando a sua pele para ganhar a vida e chegar ao destino todos os dias. Contudo reafirmo a importância de se apoiar essa desafiadora iniciativa, porque andar de bicicleta na nossa cidade, ou no Brasil; não é questão de ser bonito ou que seja somente para ricos, não é isso, andar de bicicleta é para todos, promove a nossa saúde, exercita nosso corpo, reduz a poluição sonora e preserva o meio ambiente. Mas como vivemos num pedaço do Brasil, já saturado com tantos veículos, não nos resta alternativas mais rápidas como os ônibus e carros nos dias em que não existe o tal engarrafamento. Nosso país se configura, entre os maiores produtores de bicicleta do mundo, somos o terceiro maior do ramo, segundo as ultimas pesquisas, somos auto-suficientes no suprimento do mercado interno, mas, em contra partida existe uma incoerência, o Brasil é um país anticiclista, pois não desenvolve políticas publicas para os usuários de bicicleta e 90%, a maioria dos administradores públicos ignoram os ciclistas, que são vistos com desprezo, e são considerados como meros trabalhadores assalariados, é preciso que esse panorama se reverta e se respeite de fato os usuários desse significativo transporte. Aqui em Marabá não, mas em outros lugares menores, é muito comum vermos a bicicleta como o principal meio de transporte. Cito como exemplo Abaetetuba onde se usa muito a bicicleta, e outras cidades do Marajó que são pequenas e o número de veículos é bem menor, onde se facilita o transporte rápido e eficiente, tem até as bicitáxi, onde você é carregado como se estivesse numa moto e o condutor o leva para onde o passageiro quiser.

No entanto quero deixar bem explicitado nestas linhas que a bicicleta sozinha não irá resolver nossos problemas, mas incorpora – lá de forma inteligente e fazendo a integração necessária a outros meios de transporte facilitará a vida de muitas pessoas. Isso pode se tornar uma realidade e para tanto é preciso muito planejamento para adequação de uma ciclovia, como as vias especializadas, um corredor principal, instrução para que os ciclistas circulem da forma correta, construção de bicicletários cobertos, estacionamentos seguros e práticos e acessíveis.

Portanto, deixo aqui a sugestão desafio, que não é somente minha, mais de muitos que comungam da mesma idéia, pois não podemos em hipótese alguma ignorar o nosso vertiginoso crescimento, nem tampouco desconsiderar o espaço adequado para quem tanto precisa pedalar.

wynklyns@yahoo.com.br

Professor de Matemática do Ensino Fundamental I

Colaborador do Grupo Futuro Educacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário